A Presença de Deus – Shekhináh

Top Banner eTeacher

Há muitas palavras que expressam a presença de Deus. A principal delas é Shekhiná, esta palavra é utilizada amplamente em toda a Bíblia, o "kh" pode ser pronunciado como "rr" do Rio de Janeiro mais fortemente espirado. Esta palavra é utilizada para expressar a presença de Deus na Tenda da Revelação(Tabernáculo), tem muito a ver com habitar, morar, residir, vizinhar, a expressão e citada como verbo em Joel 3:17 e Números 35:34.

E vós sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus, que habito em Sião, o meu santo monte; e Jerusalém será santa; estranhos não passarão mais por ela. Joel 3:17.
Não contaminareis pois a terra na qual vós habitais, no meio da qual eu habito; pois eu, o SENHOR, habito no meio dos filhos de Israel. Números 35:34

no Templo de Salomão, em Yeshua Hamashiach e em todos aqueles que crêem no Mashiach em têm a presença divina em suas vidas através da fé e batismo que vêm só alto. O Batismo de Yeshua e com espírito e com fogo. Esta expressão é também as vezes confundida com Esh-Kinah(fogo do ciúme), a chamada ira de Deus, pode ter a ver mas são escritas
de forma totalmente diferente, mas também estão relacionados pois onde a Shekhinah não pode haver permanência no pecado, caso contrário o Esh Kinah entrará em ação consumindo aqueles que permanecem no erro assim como aconteceu com Acã, Ananias e Safira, os filhos de Eli o sacerdote e outros...

Outra palavra e na minha opnião a mais importante e completa a respeito
da presença de Deus é Dvar Elohim, que simplesmente significa A Palavra de Deus. Esta relacionada principalmente com a ação de Deus no velho testamento e no novo esta é materializada em Yeshua Hamashiach, sendo Ele próprio a presença de Deus, por isso Ele declara ter toda a Autoridade no Céu e na Terra. A Palavra de Deus foi o instrumento para a criação do mundo, Deus Criou o mundo através de sua palavra "e disse Deus" o uso da palavra é o uso de Yeshua para execução de uma Ordem Eterna, isto é confirmado no texto em diz "Façamos o homem"

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26

Disse mais: Ouvi, pois, a palavra do SENHOR: Vi ao SENHOR assentado no seu trono, e todo o exército celestial em pé à sua mão direita, e à sua esquerda. II Cronicas 118:18

Não há como separar a Palavra de Deus da Presença de Deus, onde um esta o outro também esta, e sua palavra e eterna, assim também a sua presença. No Novo Testamento o termo é substituído para Verbo de Deus somente para dar a entender que é algo que esta em movimento, ação constante. Dê uma olhadinha na expressão, aqui eu substitui o termo Verbo por Palavra, João Cap. 1.

NO princípio era A PALAVRA DE DEUS, e A PALAVRA DEUS estava com Deus, e PALVRA DE DEUS era Deus. 1:1 Ele estava no princípio com Deus. 1:2 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 1:3 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 1:4 E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. 1:5 E A PALAVRA DE DEUS se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. 1:14

Isto é Eskhiná a presença de Deus entre os homens, a mesma Palavra de Deus que se faz carne e habita entre os homens é o mesmo fogo santo e consumidor que desceu para habitar no Tabernáculo na primeira aliança, agora na nova e perfeita aliança em Yeshua com Israel o seu povo, abençoando assim toda a terra. Yeshua Hamashiach, a presença de Deus entre os homens.

Bem espero ter ajudado, se houver mais detalhes que deseja saber, baste escrever-me novamente, um grande abraço,

eTeacher Banner Central
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *